sábado, 4 de junho de 2016

José e as tentações

Será que tem como explicar a fuga de José ante ao assédio da mulher de Potifar?
A verdade é só uma. O sujeito fugiu por seus princípios.
O jovem filho de Jacó poderia ter se aproveitado da situação, e ali começar um caso com uma mulher casada, que provavelmente, a beleza em nada teve peso diante do fato. A beleza dela.
A mulher não deve ser encarada como um adultera qualquer. O jovem sim, ele deveria ser irresistível, pois fez com que a mesma ariscasse sua boa vida e sua boa condição social por não controlar seus instintos sexuais.
Não veja na tradução que Jose tenha pensado em Deus para fugir da pele cheirosa e macia de uma dondoca egípcia.
Está claro pelo contexto que o nosso defensor da moral e dos bons costumes considerou sinceramente a sua vida de escravo e seu medo de assim permanecer.
O sujeito sabia das profecias de governança e status que até seu pai, o patriarca de Deus, se curvaria diante dele.
Fantástico.
Nos dias de hoje, pergunte quem lembra da mensagem do último culto, e é claro que até o livro será difícil de ser lembrado.
Nos dias de hoje, pergunte qual foi a promessa da última palestra motivacional falada na igreja que a grande maioria lembrar-se-á facilmente.
Jovem não era imune ao desejo. José não era imune às tentações.
Agora verdade seja dita, José era solteiro. Quando José resiste ao apelo erótico da mulher de Potifar, ele não tinha paralelos, ele não tinha uma esposa ruim, ele não tinha cabeça pra sexo, ele não tinha brigas familiares, ele não tinha perrengues e disputas conjugais. José estava bem casado com o seu cargo, de forma que qualquer outra coisa fora disso seria adultério.

Assim, percebemos como alguém focado consegue atingir objetivos. Assim vemos como alguém que tem uma boa relação conjugal, consegue vencer toda e qualquer tentação.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

70, esse é o número de vezes que li cada livro, cada capitulo e cada versículo da Bíblia.
São 30 anos de crente. Da uma média de 2,3 leituras por ano. Cheguei a ler 5 vezes em um ano.
Em 30 anos de crente, apenas uma única vez passou um ano sem eu ler a Palavra Santa.
Tive uma sequencia de 10 anos que eu lia 3 vezes por ano.
Outra verdade é que muitos livros pequenos eu já li mais de 100 vezes.
Agora, as melhores verdades estão no fato que cada leitura me ajudou a pecar menos.
Me ajudaram a ouvir mais a Deus. Utilizei muito do meu tempo para ler a Bíblia. Tempo muito bem empregado.
Ler a Bíblia me ajudou a combater coisas como os ódios, as amarguras, as decepções, as traições, as ingratidões, os falsos julgamentos contra mim entre tantas e tantas coisas.
Se não fosse a Palavra de Deus teria maculado meu leito.
Teria manchado minhas mãos de vermelho.
Mas ouvir Deus através destas 70 leituras me levou a dar conselhos certos; me levou a abrir olhos de pessoas que queriam enxergar, mas não conseguiam.
Me ajudaram a restaurar casamentos, me ajudaram a levar famílias a prosperar, me levaram a tirar os vícios de uns tantos.

Não fui eu em nada. Tudo foi Deus através de sua Palavra.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Um fato contado, um relato apresentado, com Deus no controle, tudo será superado.

Não posso revelar a forte, pois isso não seria correto (ético). O elemento, homem ou mulher, me chega diz: Estou em profunda luta com Deus. Na realidade minha luta não é com Deus. Tenho certeza que minha luta é desleal, pois meus adversários são maiores e mais fortes do que eu.
Um é cósmico, isso, ele representa todo o sistema corrompido voltado contra Deus, e consequentemente, contra mim e meu pobre espírito.
Não bastasse esse terrível sistema, ainda se apresenta satanás. Este por sua vez, não é uma entidade agindo solitariamente. Ele trabalha de forma conjunto, onde o próprio mundo é seu instrumento de aperreação contra o povo de Deus.
Entretanto, o adversário que se apresenta mais cruel, é a minha própria carne. Sua crueldade reside no fato de estar morando e convivendo com o inimigo.
Diante das lagrimas, diante da dor, diante do desconforto do oprimido, diante do diante da intensidade em grau absoluto, o que dizer, o que exortar. De fato, é necessário não conhecer e nem compreender essa dor que aquela pobre alma sente, pois si assim o conhecesse, qualquer um entre em estado de igualdade com o miserável moribundo ali mergulhado no seu desespero, que por diversas vezes já levou muitos ao suicídio.
Entretanto, centrando o olhar para o Autor e Consumador da fé, da esperança, do amor, da renovável misericórdia, procurei dizer apenas uma palavra que poderia ser o diferencial para o meu aconselhando.  Se ainda resta um pequeno espaço em você que não foi controlado, um pequeno espaço em você onde suspira os gemidos do desespero; um pequeníssimo espaço será o suficiente para uma transformação grandiosa. Disse àquela pessoa que o Deus Eterno era conhecedor de suas agruras do dia, que ao chegar a noite, ELE, o Deus Eterno entrava com providência, si assim não o fosse, você já teria sucumbindo.
O encorajei a olhar para Jesus, reforçando nele, que ELE, o CRISTO vencedor não o vê como um perdido, na realidade ELE te vê como alguém que ELE comprou para estar com ELE, e o que te faz sofre é justamente o fato de você meu querido amigo não estar com ELE, o Senhor Jesus.
Não há outra maneira de vencer o inimigo a não ser estando inteiramente convivendo com a santidade DELE.
Depois de me escutar com lágrimas, entretanto com a tenção e respeito, e mais que isso, ele me escutava com desvelo, foi que me interrompeu e desabafou miserável homem que sou, ore por mim para que eu possa lutar ainda mais um pouco. Nesse momento eu o interrompi, e disse: claro que vou orar, mas, você não está só, o mundo não tem venceu porque Deus estava lá guerreando com você. Satanás é forte e é espirito, mas é incapaz de vencer Jesus, ele não conseguiu vencer nem enquanto Jesus estava em sua natureza humana, sem poder lançar mão de sua natureza divina. E sua carne, sempre esbarrou na face do Deus Eterno.
Ao aproveitar essa pequena fagulha que resta em você, Deus vai transformá-la em uma grande fogueira, que mudará não somente os rumos de sua vida como a felicidade será uma coisa possível e real.
Um fato contado, um relato apresentado, com Deus no controle, tudo será superado.

Pr. Gilvan Mourão

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Fogo

Fogo ardente que queima na mão,
Mão que queima o espirito negro.
Fogo aceso, acendido por Deus.
Queimar como já queimou,

Esta brasa ardente ainda pode queimar

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Somos crentes! Meu Deus, muito obrigado por isso. Somos crentes, e por isso, deveríamos ser guiados pela Palavra de Deus. Deveríamos ser guiados pelo Espírito de Deus. No real, não é Deus quem mais nos influencia. Somos sim, um produto da mídia. Aqueles pastores que proíbem seus rebanhos de assistirem televisão, usar internet e até o mesmo o rádio, não estão errados. Eles não estão exagerando. Deixa eu dizer algo que é fato. Pergunte pra seu rebanho qual foi a mensagem pregada na semana passada. Seja forte. Se você não vê a mudança na vida do irmão, é simples, ele não foi influenciado pela Palavra. Claro que isso é uma outra questão: a Palavra não volta vazia, o pregador não tinha unção, o lugar não é abençoado... Isso veremos noutra oportunidade. Se você pergunta sobre televisão, ficará surpreso com a interação de seu rebanho com a telinha. Uma pessoa de 20 anos de idade, que esteve apenas uma hora por dia na frente da tv, após 20 anos de olhar fixo, terá acumulado 7300h. É uma senhora bagagem áudio visual. Nossos amados são noveleiros. Muitos pastores também o são. Temas como amor, amizade, fé, religião, família, vida... são ensinados por quem? Ela, a mídia.  Os artistas pensam que são autoridades na área de família, casamento, educação, sexo... Eles na realidade são autoridades em: uniões afetivas relâmpagos, filhos sem a presença dos pais, liberdade confundidas com outras situações... A mídia continua produzindo e colocando a disposição dos seus espectadores as piores coisas possíveis, pois essas produções só destroem uma fórmula vitoriosa criada por Deus: a famÍlia. Hoje é dia dos namorados, a igreja é a noiva do cordeiro. Graças a Deus que ela não se molda pela mídia, será?

Pr. Gilvan Mourão

terça-feira, 11 de junho de 2013

DIA DO PASTOR

Deus é maravilhoso. Temos um dia do Pastor. Não sei o que isso significa. Mas agradeço a cada irmão que fez a deferência aos pastores que tem na pibe. Agradeço a cada irmão que colocou a mão no bolso para promover tal homenagem. Sabe, ser pastor é bom. Ser pastor não é fácil. Para os canalhas que pensam que vida de pastor é moleza, saiba que pastor que tem compromisso com o chamado de Deus não pode desligar o celular. Algumas vezes ele toca na madrugada, e quando isso acontece, é por que tem alguém passando por uma grande luta e resolveu pedir ajuda. Fiz muitas vezes isso. Atendi muitas pessoas que choravam. Sai na madruga entrando nas bocadas de fumo. Algumas vezes levei pessoas comigo, mas fui alugares perigosos a mando de Deus. Fui algumas vezes aos hospitais levar o consolo a crentes e não crentes. As pessoas que não são crente também sabem que temos um chamado de Deus, e quando chegamos elas logo sabem que Deus mandou um anjo. Percebi muitas vezes a fé sendo renovada. Percebi muitas vezes o enfermo recebendo a segurança. Sou pastor. Sei que existe uma coisa chamada de ética. Isso é dureza. É muito difícil achar pastores com ela. Isso é duro. É muito difícil você ver pessoas interessadas em membros para o rebanho, mas não tem preocupação com a salvação. Existem lobos que estão em nosso meio e temos que conviver com eles. Isso é cruel. É muito difícil você vê pessoas ministrando a maviosa Palavra de Deus, a “DAVAR” do Senhor dos Exércitos, e o elemento achar que está falando por Deus. Igrejas lotam. Igrejas enganadas. Clubes com caras de igrejas. Lugares feitos pra homens e não pra Deus. Não tenho tempo. Espere, é verdade, eu não tenho tempo para perder com besteiras de imaturidade. Eu não tenho tempo a perder com pessoas que necessitam preencher seu depositário de orgulho. Eu não tenho tempo a perder com pessoas que não querem lutar na carreira cristã. Vou parar por aqui, pois tem leitor que se o texto for grande ele não lê. Mas uma última palavra. Pastor é que nem pai. Os filhos vão crescer e vão sair de casa. Sabe, logo eles vão esquecer... Minha oração a ti Deus: Me guarda, pois sou indigno do teu chamado. Obrigado por pelo teu chamado. Me conduz para que o teu chamado valha apena, pra ti Senhor, pois, pra mim, é glorioso ser teu ministro e ser profeta do Altíssimo.
Alegria Kids - onde seu filho se diverte de verdade